PLANOS MUNICIPAIS DE MATA ATLÂNTICA (PMMAs)- 2015

Grupo de Trabalho "Mata Atlântica" (CONSEMA-RS)

PROJETO "BIODIVERSIDDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM DESTAQUE PARA
A MATA ATLÂNTICA

No auditório do centro Administratovo do Estado (CAFF) foi realizado o segundo evento da Semana do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, voltado para técnicos municipais e ambientalistas.

As palestras foram demandadas em função da nova orientação do Estado do Rio Grande do Sul para o estabelecimento de novos convênios de delegação da gestão no Bioma, com os municípios.

Realização da SEMA-RS, MIRA-SERRA e Rede de ONGs da Mata Atlântica / RMA-RS (gestão 2013-2015), o seminário foi aberto às 14h, por Valtemir Goldemeier (SEMA), seguido de apresentação de Leonila Ramos (RMA-RS), representando a coordenação tripartite Curicaca / Onda Verde / MIRA-SERRA e, por fim, com Lisiane Becker, do Instituto MIRA-SERRA.


Valtemir Goldmeier / SEMA-RS

Leonila abordou o tema "Água e floresta" utilizando a experiência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Mampituba, que abrange territórios do
RS e SC.


Leonila Ramos / Onda Verde-RS

Das 14h30min até às 17h, Lisiane Becker (MIRA-SERRA) apresentou "Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica: diretrizes norteadoras para a sustentabilidade".

Com a experiência pela ONG em 4 Planos de Mata Atlântica e, como bióloga de prefeitura, que elaborou o Plano Municipal Ambiental - pelo antigo SIGA-RS e, também o de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Lisiane abordou as fitofionomias do bioma e seus ecossistemas associados, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, legislação específica, RPPNs, oportunidades geradas com este instrumento de gestão ambiental e tópicos para a elaboração e implementação dos Planos de Mata Atlântica. A coordenadora-presidente da MIRA-SERRA, também, se disponibilizou a auxiliar entidades que estejam interessadas em elaborar PMMAs.

Prestigiaram o evento, como técnicos das prefeituras de Santa Maria, Palmares e Campo Bom, a representante da FAMURS, Marion Heinrich.


Lisiane Becker / MIRA-SERRA

VEJA MAIS SOBRE PLANOS MUNICIPAIS DE MATA ATLÂNTICA