FAUNA & FLORA: pesquisa qualitativa via trilhas e transectos, além de estudo da ocorrência de animais silvestres atropelados na área de inserção da RPPN.

Clique para ver maior

TRANSLOCAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES: somente para animais silvestres em condições de retorno ao habitat e com anuência do órgão ambiental competente. Locais protegidos são avaliados quanto à ocorrência da espécie em questão e possibilidade de sobrevivência sem impacto significativo no meio.

Clique para ver maior

MANANCIAIS HÍDRICOS: mapeamento de cursos d´água e estudos dos parâmetros físico-químicos de nascentes.

Clique para ver maior

PROJETO QUEDAS D’ÁGUA: mapeamento, documentação fotográfica e medição de canyons, cachoeiras e cascatas da sub-bacia do rio Padilha, São Francisco de Paula /RS.

Clique para ver maior

ESTUDO SÓCIO-ECONÔMICO-AMBIENTAL: levantamento e interpretação de dados obtido em entrevistas na comunidade amostral.

Clique para ver maior

PROJETO MONALISA: parceira do Comitê Sinos e da UNISINOS.

Clique para ver maior

INQUÉRITO COPROPARASITOLÓGICO: diagnóstico das protozooses e helmintoses intestinais, objetivando determinar a etiologia destas parasitoses, na comunidade de entorno da RPPN e em comunidades indígenas.

Clique para ver maior

IMPACTO DE CARGA: cálculo com parâmetros teórico-práticos que define o número de pessoas que podem transitar por trilhas sem comprometer o ecossistema.

Clique para ver maior

TRILHA DOS TROPEIROS: estudo visando resgate da história e cultura local, mapeamento e tombamento da trilha como Patrimônio Histórico-cultural do Rio Grande do Sul, com geração de renda local. Previsão de vagas para estagiários da geografia e história.

Clique para ver maior

CULTURA INDÍGENA: possibilita a interação entre a população indígena e a Mata Atlântica, via manutenção da fauna e flora silvestres, mananciais hídricos, sítios ancestrais, etc. bem como o estudo comparativo entre o totemismo e as ciências biológicas.

Clique para ver maior

CAPACITAÇÃO: através da formação de grupos da comunidade e/ou de acadêmicos, são ministrados cursos de acordo com o tema de interesse. São fornecidos certificados de participação.

Clique para ver maior

Outros projetos:

Elaboração guia de campo sobre a sub-bacia do Rio Padilha / São Francisco de Paula

Publicação dos resultados de cada sub-projeto em periódicos científicos

Divulgação dos resultados obtidos para a comunidade, via: seminários, palestras, fôlderes, imprensa, web, etc.

Incremento do museu de história natural via projeto aprovado pelo IBAMA

A utilização o projeto-piloto como parâmetro para atuação em outras áreas do domínio da Mata Atlântica. Exemplo: “Impactos Ambientais na Malha Hídrica do Arroio Dilúvio, Porto Alegre, RS-BR”.

Projeto para enriquecimento das matas secundárias e geração de renda
Projeto “Trilhando a Mata Atlântica”.