MIRA-SERRA REAFIRMA IMPORTÂNCIA DE UC DO RIO PADILHA

 


coordenadora-presidente da MIRA-SERRA em audiência com o presidente do ICMBio

Após conseguir que o Vale do Rio padilha fosse reconhecido, pela UNESCO-MaB, como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e ter o plano de manejo da RPPN MIRA-SERRA aprovado com portaria no D.O.U., é hora de avançar na proposta de uma UC maior.

A MIRA-SERRA, que já mapeou esta micro-bacia hidrográfica, apresentou material protocolado em 2001 - quando existia somente o IBAMA. Em 2007, a área passou a sser de extremamente alta importância para a conservação da biodiversidade (Portaria MMA nº09/2007).  Mas, antes de tudo, a legislação setadual a enquadra na Poligonal da Mata Arlântica, o que equivele dizer que deve ser tratada como Área de Preservação Permanente.

A idéia é criar um Refúgio da Vida Silvestre que, com a RPPN MIRA-SERRA, garantiria a proteção legal à região sem, no entanto, desapropriar terras.

Além deste, outros assuntos  foram levados ao conhecimento do Dr. Rômulo José Fernandes Barreto de Mello (presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade/ICMBio), como o projeto de Mosaico de UCs no Rio Grande do Sul e os problemas nos estados sulinos advindos da execução do programa de eletrificação rural.