Fogo na apa delta do jacuí marca janeiro

 

Incêndios na vegetação limítrofe com a área urbana do município de Eldorado do Sul, lamentavelmente, não são uma visão incomum para quem passa pela BR. Porém, nesta ano ele pareceu mais intenso, embora tivesse chovido muito em dias anteriores. O fogo levou tempo para ser contido.

A foto registra o sinistro no final da tarde e, pela manhã do dia seguinte, alguns pequenos focos ainda podiam ser vistos.

Poucos dias depois, uma outra área, localizada na Ilha das Flores foi palco de mais um incêndio. Diferentemente do anterior, este atingiu vegetação arbórea e arbustiva. O incêndio ocorreu atrás das sub-habitações no domínio da rodovia, não afetando, portanto os eucaliptos que a margeiam neste ponto.

Tristemente, vemos estas Unidades de Conservação serem consumidas por incêndios de origem duvidosa, invadidos por habitações clandestinas ou não, além de toda sorte de atidades/empreendimentos com potencial de impacto ambiental.

As placas colocadas na rodovia, no caso da APA e do Parque do Delta do Jacuí, fazem o transeunte se indagar sobre o tipo de proteção que está sendo dada ao nosso patrimônio natural...

imagem: biól. Lisiane Becker