COMITÊ
ESTADUAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA - RS
|
Relato da Reunião de 19 de outubro de 2010
Diálogo Florestal - foi relatado (Lisiane) os encaminhamentos dados na última reunião para que as compensações ambientais do setor da silvicultura sejam aplicados efetivamente nas Unidades de Conservação, com a garantia do controle social. estratégias foram delineadas e, que nas próximas reuniões, deverão ser detalhadas. Salientou que retornora à mesa de conversação devido à nova participação do setor que congrega plantadores de Pinus na serra gaúcha, foco de preocupação maior da MIRA-SERRA.
Relato da Reunião de 10 de agosto de 2010 Foi apresenatado o estudo "Filosofia do Meio Ambiente e Gestão Compartilhada da Biodiversidade da Mata Atlântica: Debates Públicos Sobre a Coleta de Frutos da Palmeira Juçara no RS", dissertação de mestrado de Vicente Medaglia, pela UFRGS; Nuitos questionamentos em relação à Repartição de benefícios da biodiversidade em produtos não madeiráveis da Mata Atlântica (patentes), que abordou também, as diferenças existentes entre paíse e tipos de patentes possíveis. Sobre o andamento da avaliação do EIA/RIMA da UHE Pai Querê, representantes das universidades no CERBMA apontaram incoerência entre o EIA e o RIMA, visto o estudo mostrar a riqueza de alta importância na área e o relatório apontar para a possibilidade do empreendimento. A MIRA-SERRA, com pedido de moção para cumprimento do TAC da UHE de Barra Grande, no CONAMA, pediu algusn dados apresentados para consubstanciar sua apresentação na próxima plenária. Em assuntos gerais, a MIRA-SERRA falou sobre o Termo de Cooperação Técnica a ser firmado entre o MP, SEMA-RS, FAMURS e MIRA-SERRA para elaboração de planos municipais de recuperação e conservação da Mata Atlântica.
Relato sobre a reunião do CERBMA-RS, ocorrida em
08 de junho de 2010 Apresentação dos procedimentos de licenciamento para corte e supressão de vegetação da Mata Atlântica no RS – técnico representante do IBAMA/RS (Marcelo Madeira). Foi mostrado um projeto elaborado por um grupo de trabalho do Ibama, a ser enviado ao Ibama central, para metodologia de licenciamento.A MIRA-SERRA recomendou que seja lida a nova proposta que tramita no CONAMA, para licenciamento de empreendimentos no entorno de UC, visto que pode alterar significativamente a proposta do GT Ibama.
Assuntos gerais: com o adiantado da hora somente dois pontos foram tratados:
; 1) deficiência de recursos humanos na Reserva Biológica Serra Geral - Alexandre/CURICACA falou do problema que ocorre em algumas UCs onde a figura do "mateiro" não é contemplada legalmente. No caso da ReBio Serra Geral o problema é grave, pois com a demissão da pessoa que conhecia o local, não há condições de continuar as missões e estudos na UC. Foi deliberado que o assunto será encaminhado para o MP. Lisiane/MIRA-SERRA se comprometeu a relatar o assunto na próxima reunião CONSEMA.
2 2) propostas de resolução CONAMA: Lisiane / MIRA-SERRA relata sobre duas propostas que afetam direta e negativamente a mata atlântica. Deliberou-se que a MIRA-SERRA envie as propostas para que os membros do CERBMA possam enviar sugestões. (abaixo e no anexo envio o e-mail e informações, em cumprimento ao deliberado). Reunião de ABRIL - veja a ata 143! Reunião de MARÇO - confira na ata 142. CERBMA-RS aborda licenciamento de corte/supressão 09 de março A) 14h: Abertura pela presidente. Avaliação da minuta da ata da reunião de janeiro de 2010. Leitura e ajustes da pauta; B) 14h 30min: Procedimentos de licenciamento para corte e supressão de vegetação da Mata Atlântica no RS – Lúcia Becker Dilélio, da DLF/DEFAP/SEMA: Explanou sobre a Lei da mata atlântica e como é reallizado o licenciamento no RS; respostas às questões suscitadas pela MIRA-SERRA quanto ao convênio entre SIGA e municípios, para efetuarem manejo no bioma, se basearam na constituição. Coisa que ainda está em discussão no Congresso Federal... C) 16h: Assuntos gerais: 1) nivelamento e contribuições para a organização da reunião extraordinária do CE, em março; 2) definição da pauta para organização da reunião sobre serviços ambientais entre o CERBMA e FAMURS; 3) relatos de representantes do CERBMA/RS em Conselhos Consultivos de UC’s; 4) outros pautados pelos conselheiros. 26/01/2010 - CÂMARAS TÉCNICAS DO CERBMA SE REUNEM As Câmaras Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Conservação da Biodiversidade convocaram seus integrantes para: - Trabalhar em minuta de documento sobre usos recomendados para áreas de Reserva Legal. Cada membro ficou comprometido a apresentar sugestões de texto para temas específicos, como importância da Reserva Legal, usos recomendados pelo Comitê, legislação, entre outros. - Elaborar uma minuta de propostas para adequação da Resolução sobre a Câmara Estadual de Compensação Ambiental – CECA (composição, funcionamento, atribuições) a ser encaminhada ao CONSEMA. Em dezembro de 2009 ofícios do Comitê e da MIRA-SERRA foram entregues ao CONSEMA, solicitando inclusão de pauta sobre o tema. Com a conclusão do trabalho, o CERBMA entregará novo ofício contendo sugestões para que as CTs do CONSEMA procedam análise e adequação á legislação federal. A MIRA-SERRA deverá entregar ofício de igual teor, com as assinaturas das demais ONGs do CONSEMA. Câmara Técnica de Desenvolvimento
Sustentável: Câmara Técnica
de Conservação da Biodiversidade:
|