COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA
DO RIO DOS SINOS


No dia 17/07/15 ocorreu a eleição de entidades no COMITÊ SINOS
para o biênio 2015-2017.

Representantes de várias entidades foram homologadas para o pleito, nos grupos "Usuários da água" e "Representantes da população".

Na categoria "Entidades Ambientalistas do grupo "Representantes da População", foram eleitas como titulares: Movimento Röesler, ASTEPAN e Instituto MIRA-SERRA. O acordo elegeu como suplentes, respectivamente, UPAN, GER e MARH. A APNVG abriu mão da vaga em favor do Movimeto Röesler.

A definição a titularidade/suplência foi tomada de acordo com os trechos jusante, médio e montante da Bacia Hidrográfica.

A MIRA-SERRA tem se mantido conselheira no Comite Sinos há várias gestões, seja como titular, seja como suplente.

A coordenadora-presidente, biól. Lisiane Becker, participou da reunião de eleição, sendo que o representante a assumir a vaga será o biól. Telmo Foch. No período anterior, esta posição foi ocupada pelo Arq. Rogério Mongelos, também proprietário da RPPN MIRA-SERRA.

O trabalho da ONG, dentro do Comitê Sinos, prima pela proteção das nascentes à montante, especialmente a do Rio Padilha, em São Francisco de Paula, bem como da biodiversidade que as mantém e que delas depende. Além disto, a entidade tabalha na articulação entre os diversos colegiados ambientais e coletivos ambientalistas, visando ao estabelecimento de políticas públicas para a conservação do ambiente natural.

O esforço da MIRA-SERRA resultou, entre outras conquistas, no reconhecimento do vale do Rio Padilha como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela UNESCO/MaB.

MIRA-SERRA QUER CLASSE 1 PARA O RIO PADILHA!

Texto baseado no relatório do representante da MIRA-SERRA no COMITESINOS:
Rogerio Mongelos /Arq./TCMA/ RPPN MIRA-SERRA.


Duas belas cascatas, de um total de 18 quedas d'água, presentes no rio Padilha.

Reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, realizada em 27/03/2014.

A MIRA-SERRA, entidade suplente no COMITESINOS nesta gestão, tem insistido na inclusão do Rio Padilha no plano de bacia hidtográfica em curso.

Desde o "Projeto MONALISA", a ONG não tem medido esforços para o reconhecimento deste importante curso d'água no que tange aos aspectos socio-ambientais e culturais.

Apesar do apoio da UPAN (titular), não se tem obtido êxito no pleito.

A consultoria contratada afirma que não é possível a inclusão deste manancial hídrico devido à Resoluções CONAMA (?!?). No entanto, a experiência da MIRA-SERRA nos planos de bacia do Cái e do Lago Guaíba contradiz o encaminhamento adotado no Sinos.

A MIRA-SERRA permanece na luta para que o rio Padilha tenha como meta, no plano de bacia, o atingimento da classe 1.

Já obtivemos o reconhecimento do Vale do rio Padilha como área de extremamente alta importância para a conservação da biodiversidade (Portaria MMA 09/2007) e como área núcleo da reserva da biosfera da Mata Atlântica (MaB- UNESCO) então, nada mais lógico que almejarmos uma melhor qualidade para o rio.

 


COMITÊ SINOS DISCUTE NOVOS BARRAMENTOS

No município de Três Coroas, dia 10 de setembro, foi realizada mais uma reunião do COMITESINOS.

O principal ponto de pauta versou sobre estudos autorizados pelo Estado para a implementação de barragens, visando a regularização da vazão do rio dos Sinos.

Uma delas, no rio da Ilha - onde desagua o Rio Padilha - foi bastante contestada por vereadores de Taquara e de Rolante, além do representante da ONG MIRA-SERRA.

O Arq. Rogério Mongelos, da MIRA-SERRA, salientou que esta barragem afetaria diretamente o vale do rio Padilha, onde está a RPPN MIRA-SERRA, em área prioritária do MMA para a conservação da biodiversidade, zona núcleo da Reserva da Biosfera da mata atlântica (MaB-UNESCO) e local de grande beleza cênica. Ainda, ali se encontram espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção e sítios do patrimônio histórico e imemorial

Como encaminhamento houve a formulação de uma moção contra a continuidade de estudos e construção de barragem no rio da Ilha, que partiu da Câmara de Vereadores de Taquara e que contará com o apoi de entidades no COMITESINOS.

 

COMITÊ DO RIO DOS SINOS: REUNIÃO DE AGOSTO
(texto: Thiago Tepasse de Brum)

No dia 13/08/2009, foi realizada em São Leopoldo a 3ª Reunião Extraordinária do Comitêsinos, com a presença dos prefeitos de Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Taquara, Rolante e Riozinho, além do Secretário Estadual de Irrigação Rogério Porto.

Pela MIRA-SERRA compareceram o conselheiro titular, Rogério Mongelos, e o associado Thiago Tepasse de Brum.


Foi aprovado a ata da 4ª Reunião Ordinária.


Procedeu-se, após, uma Contextualização/Resgate para iniciar realmente no assunto principal da reunião. Foi comentado o problema das estiagens ao longo da Bacia Hidrográfica e mostrado o estudo do Projeto Monalisa que mapeou e indicou 5000ha sobre a real dimensão da área de plantação de arroz. Através disso foi assinado um acordo entre arrozeiros e operadoras de abastecimento público.


Ponto de Consenso das plenárias seguintes foi: necessidade de encontrar formas de reservar água da Bacia, e foi o que aconteceu com o programa de pequenos açudes.


O que o Comitê está fazendo: Projeto Piloto, Rede Ambiental, VerdeSinos, Convênio SEMA e Municípios.


Foram nos mostrado algumas datas importantes: dia 18 de Junho de 2009 o CPA – Comitê de Assessoramento – foi autorizado à participar dos estudos para a construção de quatro barragens no Rio do Sinos; em 9 de Julho foi aberto ao público o assunto.


O comitê buscou avaliar outras formas de suprir a escassez de água na região além das barragens. O objetivo é de que os estudos desenvolvidos pelo SEIUMA nos dêem conhecimento para dialogar.


Por fim a empresa vencedora da licitação para o estudo da construção das quatro barragens fizeram alguns posicionamentos, de que vão fazer uma Análise ambiental estratégica referente à obras de infra-estrutura hídrica na Bacia do Rio do Sinos, e nos passaram alguns resultados iniciais do estudo.


O Secretário, com a palavra, disse que tecnicamente as barragens são a melhor alternativa. Foram contratados quatro estudos justamente para implantação das quatro barragens.

_______________________________________________________

A MIRA-SERRA esteve nas Audiências Públicas da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa/RS, que trabalhou sobre os problemas desta bacia hidrográfica e também da bacia do rio Gravataí. Ficou clara a importância da proteção das nascente do rio dos Sinos, o que vêm ao encontro da proposta da MIRA-SERRA em criar uma UC no rio padilha.

Atualmente o COMITESINOS está em programa para recuperação da Mata Ciliar.

A imagem acima mostra um dos resultados do projeto MONALISA, no qual a ONG conduziu trabalho de campo no rio Padilha.

Veja mais em COMITÊ SINOS.