"

MIRA-SERRA NA TRIBUNA LIVRE / CONAMA


Na 94ª reunião ordinária do CONAMA, as entidades ambientalistas com vaga neste colegiado, utilizaram um espaço denominado "Tribuna Livre". A MIRA-SERRA, fez questão de lembrar a data comemorativa e abordar um problema que tem, paulatinamente, vindo à tona por ONGs e RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural).

Segue a ínetgra do discurso, proferido pela conslheira titula Lisiane Becker, coordenadora-presidenta da MIRA-SERRA:

"Dia Nacional da Mata Atlântica. Mas, passados outros três anos, vemos com tristeza os resultados divulgados pelo INPE e pela ONG SOS Mata Atlântica. Eles nos mostram que o índice de desmatamento anual entre 2005-2008 é similar ao do período 2000-2005. Neste contexto, gostaria de lembrar o programa "Luz para Todos" que, pela importância social,  nos preocupa pelo avanço sobre a floresta (segunda mais ameaçad do planeta), notadamente no RS e SC.

É de conhecimento, ou deveria ser, que ONGs estejam processando os órgãos ambinetais competentes por licenciamentos obtidos para Áreas de Preservação Permanente e, até mesmo, em Unidades de Conservação. Porém, o que aqui se apela. é para que os ministérios envolvidos neste programa emitam diretrizes às concessionárias, objetivando um olhar ambiental.

O que temos presenciado é a derrubada de áreas climácicas ou eme estágio secundário avançado de recuperação para, por vezes, favorecer um grileiro.

É importante compreendermos que o caminho da eletricidade pode ser similar à abertura de vias que favorecem a destruição de ecossistemas florestais e a formação de favelas rurais em áreas de risco."

Finalizando, exemplificou: " liguei para uma concessionária, perguntando se colocariam ponto de eletricidade em baixo de uma ponte. Me responderam: se não houver quem reclame, colocamos."