MIRASERRA NO DIA DA MATA ATLÂNTICA

A MIRASERRA comemorou o dia da Mata Atlântica participando de dois eventos, promovidos por instituições muito importantes para a conservação e proteção deste bioma - o segundo mais ameaçado de desaparecer da face do planeta!

Assim sendo, no dia 27 de maio, a MIRASERRA esteve em Curitiba como conselheira suplente do CN RBMA e como membro do conselho de coordenação da RMA.

Assembleia Geral Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN RBMA), destaques:


Informe do Mantovani /SOS Mata Atlântica sobre o trâmite da proposta que altera a Código Florestal;

Discussão sobre o plano de ação para 2011/2013 com base no planejamento estratégico 2009/2013, destacando os Mosaicos, o Mercado Mata Atlântica, etc.

Apresentação da proposta de comemoração dos 20 anos da RBMA, onde estão previstas inúmeras atividades, como exposições e publicações.

Prestação de contas do IA-RBMA, que tem apresentado receita maior que as despesas. Somente em 2004 aos gastos foram equivalentes à arrecadação.

Apresentação de relato do 2º Encontro Nacional dos Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, realizado em Maceió / 4 a 6 de maio. A MIRASERRA solicitou que seja alterado o nome do Posto Avançado, que desde o seu reconhecimento, consta com denominação errada em todas as referências do CN RBMA.

Prêmio Muriqui: teve discussão acalorada, pois eram poucos os indicados (MIRASERRA salientou que a página do CNRBMA está desatualizada desde 2009 e o endereço para envio nem mais é o mesmo, como constatdo pela MIRASERRA ao enviar mensagem e não obter retorno - e isto pode ter contribuído para o nº inexpressivo de indicados). Foi sugerido pelo presidente do CN RBMA que todos candidatos fossem agraciados, pelo fato do número reduzido e por serem comemorados os 20 anos da RBMA.Também foi citado, por alguns membros do Conselho, que se estaria mudando as regras no final do processo. O presidente do colegiado afirmou que seria uma exceção. Assim sendo, com votos contrários, venceu a proposta de todos os indicados serem agraciados com o prêmio (dois em cada categoria).

Aprovação de moções: em prol do Código Florestal atual e contra sua alteração; em favor de apoio a RPPN carioca; em prol da inclusão do projeto Águas Grandes em contraponto à construção de ponte Brasil- Paraguay para desenvolver a tríplice fronteira (conversando com um dos proponentes, no dia seguinte, a MIRA-SERRA fez várias sugestões para refinar/adequar à proposta visto que carece de elementos básicos para avançar na discussão dentro do Mercosul); em prol da efetivação doe UC na Quarta Colônia; em favor da criação do geoparque na Quarta Colônia).


ASSEMBLÉIA GERAL da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), destaques:

Durante a manhã, a MIRASERRA (membro do conselho de coordenação) não pode participar to-talmente, visto que estava na Assembléia Geral do CN RBMA como conselheira suplente (Paulo Pizzi /Mater Natura é o titular, mas se ausentou para participar como coordenador institucional da RMA).

No entanto, entre os pontos deliberados, esteve o de não mais haver rodízio entre as regiões para a coordenação geral e institucional e a saída da RMA do Diálogo Florestal (sem impedimento de ONGs afiliadas em participar como entidades).

Na eleição para membros do conselho de coor-denação, pela região sul (2 titulares e 2 suplentes), o Rio Grande do Sul estará representado pela MIRASERRA (titular) e pelo CEA-Pelotas (suplente). O Conselho fiscal não terá representante do RS, ficando com MS e SC. O ponto focal do elo da RMA no RS, estará com a MIRASERRA, até a reunião no RS para compor a coordenação tripartite. Para a coordenação geral da RMA foi eleita a Ivy/ SP e, a coordenação institucional, ficou sob a responsabilidade do Ednaldo/CE.


Durante a maior parte da tarde foi discutida uma pauta estratégica, tendo em vista os problemas enfrentados pela RMA. Há possibilidade de manter um local (já utilizado como depósito do material da RMA) no jardim Zoológico de Brasília e do Distrito Federal custear um estagiário para lá atuar. Os elos deverão ter bastante atuação neste momento, inclusive indicando uma prioridade local para que a RMA apóie, bem como em ações proativas junto aos Senadores.



Houve, também, uma presentação do Mantovani/SOS Mata Atlântica com um retrospecto do pro-cesso de alteração do Código Florestal e a atuaçaõ das ONGs contra isto, além da atualização/ com-paração dos desflorestamentos no Brasil, por Estado, entre 2008-2010.

No RS dos 3.117 ha desmatados entre 2005-2008 (3 anos), passaram para
1.864 ha desflorestados enos dois últimos anos (2008-2010).

Pontos vermelhos representam concentração de áreas desmatadas, em regiões específicas:



Aproveite e veja o que a MIRASERRA fez, nesta data, no ano passado!