MIRASERRA NO DIA DA MATA ATLÂNTICA
|
A MIRASERRA comemorou o dia da Mata Atlântica participando de dois eventos, promovidos por instituições muito importantes para a conservação e proteção deste bioma - o segundo mais ameaçado de desaparecer da face do planeta! Assim sendo, no dia 27 de maio, a MIRASERRA esteve em Curitiba como conselheira suplente do CN RBMA e como membro do conselho de coordenação da RMA. Assembleia Geral Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN RBMA), destaques:
Discussão sobre o plano de ação para 2011/2013 com base no planejamento estratégico 2009/2013, destacando os Mosaicos, o Mercado Mata Atlântica, etc. Apresentação da proposta de comemoração dos 20 anos da RBMA, onde estão previstas inúmeras atividades, como exposições e publicações. Prestação de contas do IA-RBMA, que tem apresentado receita maior que as despesas. Somente em 2004 aos gastos foram equivalentes à arrecadação. Apresentação de relato do 2º Encontro Nacional dos Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, realizado em Maceió / 4 a 6 de maio. A MIRASERRA solicitou que seja alterado o nome do Posto Avançado, que desde o seu reconhecimento, consta com denominação errada em todas as referências do CN RBMA. Prêmio Muriqui: teve discussão acalorada, pois eram poucos os indicados (MIRASERRA salientou que a página do CNRBMA está desatualizada desde 2009 e o endereço para envio nem mais é o mesmo, como constatdo pela MIRASERRA ao enviar mensagem e não obter retorno - e isto pode ter contribuído para o nº inexpressivo de indicados). Foi sugerido pelo presidente do CN RBMA que todos candidatos fossem agraciados, pelo fato do número reduzido e por serem comemorados os 20 anos da RBMA.Também foi citado, por alguns membros do Conselho, que se estaria mudando as regras no final do processo. O presidente do colegiado afirmou que seria uma exceção. Assim sendo, com votos contrários, venceu a proposta de todos os indicados serem agraciados com o prêmio (dois em cada categoria). Aprovação de moções: em prol do Código Florestal atual e contra sua alteração; em favor de apoio a RPPN carioca; em prol da inclusão do projeto Águas Grandes em contraponto à construção de ponte Brasil- Paraguay para desenvolver a tríplice fronteira (conversando com um dos proponentes, no dia seguinte, a MIRA-SERRA fez várias sugestões para refinar/adequar à proposta visto que carece de elementos básicos para avançar na discussão dentro do Mercosul); em prol da efetivação doe UC na Quarta Colônia; em favor da criação do geoparque na Quarta Colônia).
Durante a manhã, a MIRASERRA (membro do conselho de coordenação) não pode participar to-talmente, visto que estava na Assembléia Geral do CN RBMA como conselheira suplente (Paulo Pizzi /Mater Natura é o titular, mas se ausentou para participar como coordenador institucional da RMA). No entanto, entre os pontos deliberados, esteve o de não mais haver rodízio entre as regiões para a coordenação geral e institucional e a saída da RMA do Diálogo Florestal (sem impedimento de ONGs afiliadas em participar como entidades). Na eleição para membros do conselho de coor-denação, pela região sul (2 titulares e 2 suplentes), o Rio Grande do Sul estará representado pela MIRASERRA (titular) e pelo CEA-Pelotas (suplente). O Conselho fiscal não terá representante do RS, ficando com MS e SC. O ponto focal do elo da RMA no RS, estará com a MIRASERRA, até a reunião no RS para compor a coordenação tripartite. Para a coordenação geral da RMA foi eleita a Ivy/ SP e, a coordenação institucional, ficou sob a responsabilidade do Ednaldo/CE.
No RS dos 3.117 ha desmatados entre 2005-2008 (3 anos),
passaram para Pontos vermelhos representam concentração de áreas desmatadas, em regiões específicas:
|