INFORMES DO PROJETO
"PLANOS MUNICIPAIS DE MATA ATLÂNTICA"

 

SAIBA QUAIS OS MUNICÍPIOS QUE TERÃO CUSTEADOS OS SEUS PLANOS DE MATA ATLÂNTICA!

Confira a lista de Municípios e Estados que participarão do curso de capacitação para elaboração dos Planos de Mata Atlântica:

RS: Nova Ramada, Taquara, Campo Bom, São gabriel, São Francisco de Paula, Osório, São Miguel das Missões, Igrejinha, Novo Hamburgo, Canoas, Gravataí, Charqueadas, Santa Cruz do Sul

SC: José Boiteux, Chapecó, Ponte Serrada, Rio do Sul e Dona Emma

PR: Curitiba, São José dos Pinhais e Quatro Barras

MS: Jardim, Bodoquena e Amambai

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Data: 4 a 6 de outubro de 2011
Horário: das 9h às 18h
Local: sede da FAMURS (Rua Marcílio Dias, 574, Porto Alegre/RS)


04/10 – Credenciamento, Abertura e Seminário “ Bioma Mata Atlântica” (legislação, ecossistemas, conselhos)

05/10 – O roteiro metodológico: teoria e prática na elaboração dos planos municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

06/10 – Processos participativos e uso do material paradidático (entregue aos participantes)

------------------------------------------

Resultado da seleção para capacitação e moderação: HOLON

---------------------------------------------

MIRASERRA SELECIONA PARA MINISTRAR CURSO DE CAPACITAÇÃO E PARA MODERAÇÃO

Prazo para envio de propostas: 21 de setembro

Termos de Referência:

Capacitação

Moderação

Anexo principal: Roteiro Metodológico

--------------------------------------

resultado da seleção para empresa de comunicação: ON MÍDIA

---------------------------------------

MIRASERRA VAI SELECIONAR EMPRESA DE COMUNICAÇÃO

O projeto "Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata atlântica (RS, Sc, PR e MS)" inclui a elaboração de um Manual de Capacitação, a ser utilizado na oficina com os municípios inscritos, em outubro. Este manual também será disponibilizado a todos os municípios da região de abrangência deste projeto.

Os interessados deverão entrar em contato com Lisiane (miraserra@miraserra.org.br ou 51-92674201) até o dia 08 de setembro.

A empresa selecionada terá uma reunião no dia 10 de setembro, na sede da ONG.

Em anexo o Termo de Referência e o Roteiro metodológico para elaboração dos planos de Mata Atlântica - base para o manual.

 

ONGs VENCEDORAS DO EDITAL SE REUNEM NOVAMENTE EM BRASÍLIA

No dia 19 de agosto, , em Brasília, .as ONGs MIRASERRA (região sul), ISA (sudeste) e GAMBA (nordeste) estiveram reunidas com a equipe do PDA, MMA e GIZ.

Houve a apresentação dos planos de ação de cada projeto, com questionamentos dos demais participantes, além de permuta de dados e informações.

Além disto, outros assuntos foram tratados, tais como o conteúdo do manual de capacitação (iniciado na oficina de Porto Alegre - ver abaixo), possibillidade  de parceiros poderem atuar como consultores para elaboração dos planos de mata Atlântica, sugestões, problemas potenciais, cronogramas, mapeamentos, etc.

-------------------------------------

PROJETO DA MIRASERRA É DESTACADO EM EVENTO DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL

Nos dias 09 a 11 de agosto/2011, no Clube Farrapos em Porto Alegre, ocorreu o 15º ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE-CONDIMMA/FAMURS E DA ANAMMA/RS bem como o 2º ENCONTRO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DO MEIO AMBIENTE-RS.

Por ocasião do credenciamento, os participantes receberam uma pasta com material, incluindo o fôlder do projeto "PLANOS MUNICIPAIS DE MATA ATLÂNTICA".

No segundo dia do encontro, a mesa oportunizou informações quando o presidente da mesa, Sr. Valtemir /FAMURS e a coordenadora-presidente da MIRASERRA falaram sobre o projeto.

Como resultado imediato, mais dois municípios se inscreveram - totalizando até o momento, 11 municípios do Rio Grande do Sul com interesse emparticipar da capacitação de outubro (VER ABAIXO AS DATAS CONFIRMADAS).

Como deliberado anteriormente, o projeto permitirá um número ampliado de vagas para os municípios com interesse na capacitação. Portanto, ainda há possibilidade de participar!

Inscreva seu município até o dia 20 de setembro,
mas não deixe para o último dia!!!


pastas distribuídas aos participantes continham o fôlder do projeto

----------------------------------------
PARA PREFEITURAS E CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE: informações para participar da capacitação

ATENÇÃO: datas das capacitações foram alteradas! Será realizada uma única capacitação ampliada, com indicativo para 04 a 06 de outubro/2011.

------------------------------------------

TERCEIRA OFICINA SE REUNE COM REPRESENTANTES DE PROJETOS DO SUDESTE E NORDESTE DO PAÍS

Nos dias 11 a 13 de julho foi realizada a terceira oficina com as entidades parceiras e com representantes das ONGs ISA (sudeste) e GAMBÁ (nordeste), que como a MIRASERRA, tiveram projetos aprovados pelo PDA/MMA para este tema.

A reunião contou, também, com a presença (e a articulação) de Armin Deitenbach - Assessor Técnico do Projeto Proteção da Mata Atlântica II / GFA Consulting Group/a serviço da GIZ - Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit GmbH/ Ministério do Meio Ambiente - MMA.

A pauta incluiu:

- apresentação dos municípios inscritos até esta data;

- informe: o Comitê de Gerenciamento da bacia Hidrográfica do rio dos Sinos, solicitou a participação de um representante da secretaria-executiva, como ouvinte. A intenção é agregar o projeto ao desenvolvimento de ações previstas no Plano de Bacia;

- análise do roteiro Metodológico para Elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica;

- análise de três Planos Municipais Ambientais do Rio Grande do Sul (Guaíba, Itaqui e São Francisco de Paula);

- análise do Plano Municipal de Mata Atlâtica de João pessoa / paraíba, que foi o primeiro a ser elaborado no país;

- apresentação do estágio atual dos Projetos Municipais de Mata Atlântica, pelas ONGs ISA (sudeste) e GAMBÁ (nordeste), que como a MIRASERRA, tiveram projetos aprovados pelo PDA/MMA para este tema. Intercâmbio de informações e de ações;

- definição de bibliografia por Estado (RS, SC, PR e MS) a ser acrescida no roteiro metodológico (cada parceiro ficou de enviar a sua resectiva listas em versão digital);

- definição do conteúdo para a oficina de capacitação dos municípios;

- inserção da figura do moderador na capacitação e indicação de nomes;

- inclusão do tema "processos participativos e uso do material paradidático" na capacitação

- discussão sobrre datas para capacitações  x metodologia x produtos. Definição por uma unica capacitação ampliada, nos dias 04 a 06 de outubro.

- discussão sobre estratégia para ganhos em escala com os Planos Municipais;

- elucidação de dúvidas em geral.

Esta oficina, assim como as anteriores, ocorreu nas dependências da FAMURS.

------------------------------------------

OFICINA DE MAIO COM PLANOS DE MONITORIA E DE AÇÃO

A segunda oficina, entre as entidades que participam do projeto, foi realizada no dia 17 de maio, na sede da FAMURS. Compareceram os representantes do CERBMA-RS, a FAMURS, a SEMA-RS e a ONG MATER NATURA, além da proponente do projeto, a MIRASERRA.

Nesta ocasião foi elaborado o Plano de Monitoria e revisto todo o planejamento de ações para execução do projeto. Foi elaborada uma agenda básica com as principais atividades

Para a próxima oficina foram propostos nomes de indivíduso com notório conhecimento nos temas que irão integrar o Manual de Capacitação para as oficinas com os municípios selecionados.

SANTA CRUZ DO SUL (RS) É O PRIMEIRO MUNICÍPIO A SE MANIFESTAR FORMALMENTE PARA O PROJETO!

DIVULGUE O FOLDER DO PROJETO NO SEU MUNICÍPIO!!

----------------------------------

PROJETO VAI À SERRA GAÚCHA

O projeto "Planos de Mata atlântica" foi apresentado pela coordenadora-presidente da MIRASERRA, biól. Lisiane Becker, aos 12 municípios reunidos na serra gaúcha.

A reunião do CONDIMA/FAMURS, que ocorreu no dia 14 de maio/2001, no município de Garibaldi, oportunizou espaço para convidar os representantes das secretarias do meio ambiente a se inscrevem para as capacitações.

Houve manifestações de interesse, sendo que a MIRASERRA deverá encaminhar o fôlder digital para os presentes na reunião, de modo que possam consultar os respectivos executivos municipais.

--------------------------------------------

PRIMEIRA OFICINA REUNE PARCEIROS NO PROJETO

Na região sul do Brasil  há 40 municípios no Mato Grosso do Sul, 405 no Paraná, 323 em Santa Catarina e 443 no Rio Grande do Sul que estão inseridos (total ou parcialmente) no domínio do bioma Mata Atlântica!

ABRIL MARCA O INÍCIO DOS TRABALHOS NO PROJETO PDA: "PLANOS MUNICIPAIS DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA"

Com o depósito da primeira parcela dos recursos previstos para o início dos trabalhos, o mês de abril será considerado o ponto de partida para a realização do projeto aprovado pelo PDA/MMA.

No dia 29 de abril, das 10h às 17h, na sede da FAMURS (Porto Alegre) os parceiros da MIRASERRA se encontraram para dar início aos trabalhos.

Estiveram presentes representantes dos parceiros formais da MIRASERRA, neste projeto: FAMURS, SEMA-RS, CERBMA-RS, IASB (MS) e MATER NATURA (PR). A APREMAVI (SC) justificou ausência por conta do transporte interestadual.

este primeiro encontro foi utilizado para realizar uma oficina de nivelamento, cuja pauta incluiu:

- apresentação dos parceiros na Equipe Multidisciplinar

- apresentação da ONG

- apresentação do projeto

- esclarecimento de dúvidas

- elaboração do folder de divulgação do projeto (1 de 3)

- critérios de seleção dos municípios

- criação de grupo virtual

- próximos passos: definições para a reunião de elaboração do manual de capacitação.

]

A representante do IASB (MS) salientou o que se perecebe no RS e no PR: o desconhecimento geral da presença da Mata Atlântica no território em que se habita. No Mato Grosso do Sul, as pessoas reconhecem o bioma Pantanal e no Rio Grande do Sul, os Campos de Cima da Serra não são vistos como um ecossistema associado do bioma Mata Atlântica - por vezes é até confundido com o Pampa! Neste contexto, o folder de divulgação do projeto, vai veicular o mapa de distribuição da Mata Atlântica nos 4 estados sulinos, entre outros aspectos definidos pelo grupo.

Em função de uma reunião entre municípios do RS, nos próximos dias, o grupo achou melhor adiantar uma etapa, definindo as qualidades desejáveis (critérios) para os municípios que queiram participar da capacitação para "Planos de Mata Atlântica". São eles:

1. Possuir Conselho Municipal de Meio Ambiente formado e atuante;

2. Possuir Plano Municipal Ambiental e/ou estar inserido em território onde existe algum plano ou programa ambiental ou de desenvolvimento local sustentável, como Projeto Corredores Ecológicos, projeto de mosaico, Agenda 21, entre outros;

3.Carta de compromisso da prefeitura concordando em participar da elaboração do “Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica”;

4. Carta de compromisso do Conselho Municipal do Meio Ambiente encaminhando relação de conselheiros que participarão na elaboração Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica;

5.Viabilidade de acompanhar o processo no local (considerando-se economicidade e logística) por, pelo menos, uma das entidades parceiras;

6.Possibilidade de parceria potencial para a implementação do Plano de mata Atlântica.

Para caso em que seja necessário o desempate, terá preferência o município que tiver técnicos concursados no setor ambiental da prefeitura.

Próximos passos:

- 11 de maio: a reunião do CONDIMA/FAMURS, que reúne secretários municipais do meio ambiente/RS, vai lançar o projeto no RS e pretende, com isto, já cadastrar 10 a 15 municípios para o curso de capacitação (em agosto).

- os representantes do MS, PR e SC selecionarão até 10 municípios (dentro dos critérios elaborados pela equipe), em cada Estado, para contato posterior com os executivos municipais.

- verificar consultorias ambientais potenciais, em cada Estado, para elaborar planos de Mata Atlântica, enviando endereços para que a MIRASERRA faça contato para avisar da licitação.

- 17 de maio: próxima reunião da equipe, a ser realizada no mesmo local.

Veja como foi a oficina de capacitação, em Brasília, para a execução deste projeto...

A