REDE DE ONGs DA MATA ATLÂNTICA |
A RMA abrange ONGs de 17 estados brasileiros, inseridos no bioma Mata Atlântica. Assembléia Geral da RMA reuniu representantes de ONGs, no dia 26 de maio de 2013, no Instituto Biológico em São Paulo. Foram tratados, entre outros temas, o relatório de atividades do biênio, a aprovação do relatório fiscal da RMA.
Eleição: o Conselho de Coordenação da RMA, agora, é formado por dois titulares e seus respectivos suplentes, para cada uma das três regiões brasileiras inseridas no domínio da Mata Atlântica. Pela região Sul são conselheiros para o biênio 2013-2015: MIRASERRA e MATER NATURA (titulares) / CEA e Fundação O Boticário (suplentes). Dentre os eleitos para o Cnselho de Coordenação, MATER NATURA permanece como coordenador institucional. ISA (Ivy) passa a coordenação geral para a SOS Mata Atlântica (Bellô)
__________________________
Eleita na Assembléia Geral, que em 2009 foi realizada em São Paulo/SP, a MIRA-SERRA é membro titular no atual Conselho de Coordenação (foto) da RMA. Foi na X Assembléia Geral, ocorrida no último dia 23 em São Paulo, que a Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA elegeu a sua nova coordenação. Com a presença de aproximadamente 60 pessoas, Renato Cunha (GAMBÁ/BA) e Paulo Pizzi (Mater Natura/PR) foram eleitos os novos coordenadores, geral e institucional, respectivamente, do biênio 2009 - 2011. Na ocasião foi criada uma comissão, formada por Analuce Freitas (TNC/PR), Lizaldo Vieira (MOPEC/SE) e Maurício Ruiz (INST. TERRA/RJ), para facilitar a organização do processo eleitoral. De acordo com o artigo 19 do regimento interno da rede que reza sobre o processo eleitoral, a eleição ocorreu por região para Conselho de Coordenação Nacional e para o Conselho Fiscal. Após a eleição dos conselhos, os representantes das instituições eleitas se reuniram e aprovaram por unanimidade a indicação de Renato Cunha (GAMBÁ/BA) e Paulo Pizzi (MATER NATURA/PR) para a nova coordenação geral e institucional da RMA. Ao assumir o cargo, Renato Cunha agradeceu os votos de confiança dedicados a ele e garantiu a realização de ações para o desenvolvimento da RMA. “Nessa nova gestão, a coordenação deve estar presente em vários momentos porque a situação atual necessita de mobilização e articulação entre ONGs e outras redes. Uma gestão de mais pessoas participando.”, afirmou o novo coordenador geral. Ainda seguindo a pauta da assembléia foram aprovadas as novas instituições filiadas à RMA, o relatório de atividades da gestão de 2007 – 2009 e o relatório financeiro referente aos anos 2008 e 2009 (até o mês de abril). FONTE: Andressa Gracina REGIÃO SUL O Conselho de Coordenação é composto por representantes das três regiões (Sul, Sudeste e Nordeste). A MIRA-SERRA esteve representada por Káthia vasconcellos Monteiro, que tem atuado efetivamente dentro da RMA, tanto nacional quanto estadual. . Para a região SUL, foram eleitos: Titular: MIRASERRA/RS Para o Conselho Fiscal, também composta por ONGs das 3 regiões. A região SUL estará representada por:
Nas gestões anteriores, a MIRA-SERRA foi membro do Conselho Fiscal da RMA, onde assumiu a presidência no segundo mandato. Também foi suplente no Conselho de Coordenação (2007-2008). __________________________________________________________________________________ RMA no Rio Grande do Sul RMA-RS DEVE SE REUNIR EM JUNHO/2013 Após uma lacuna temporal em suas reuniões itinerantes, devido à intensa atuação de seus integrantes numa conjuntura desfavorável ao bioma, o elo-RMA-RS deverá se reunir neste mês. A pauta, em construção, inclui eleição para a terceira vaga na representação do RS no elo, atualmente contando com a MIRASERRA e o CEA (eleitos na assembléia Geral de 26 de maio/2013, em São Paulo), atualização/animação da lista eletrônica de discussão e campanha para contribuições à RMA, e agenda de ações. ONGs da Rede Mata Atlântica do RS elegem coordenação No dia 12 de setembro/2009, ONGs da Rede Mata Atlântica se reuniram na Asembléia Legislativa -RS para, entre outros assuntos, eleger acoordenação tripartite 2009-2011. O dia, como os quatro anteriores, foi de muita chuva o que não incentivou o comparecimento de representantes das entifdades. A pauta foi iniciada com a apresentação das ações realizadas pelo elo-RMA-RS, entre as quais se destacaram atividades de divulgação do bioma, realização e participação de eventos, de defesa e aplicação da legislação ambiental, reuniões abertas da coordenação itinerantes e atuação na ampliação dos limites da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Desafios e oportunidades atuais para o bioma e as ONGs também foram abordados. Neste item foram defiidas duas estratégias para fortalecimento das ONGs do RS e conservação do bioma. A situação da RMA nacional foi abordada, assim como a posição das ONGs do RS frente à questão. Houve relatos de representações em outros colegiados, como o CN-RBMA, CERBMA-RS, Unidades de Conservação, PDA/MMA, etc. A coordenação tripartite manteve
sua formação anterior:
|