SÃO FRANCISCO DE PAULA RECEBE A ROMARIA DAS ÁGUAS

 

A MIRA-SERRA foi anfitriã do COMITESINOS em São Francisco de Paula no dia 17 de agosto. O evento reuniu mais de 60 pessoas, de todas as faixas etárias.

A concentraçao ocorreu no ESPAÇO MIRA-SERRA DE ESTUDOS AMBIENTAIS, com a visitação ao museu de história natural, videoteca e biblioteca temáticas. Ali se encontraram delegações de municípios à jusante da microbacia do Rio Padilha.


Com a diferença de horários entre a chegada das delegações, o primeiro grupo foi ciceronado até o Lago São Bernardo.

Na seqüência, as delegações foram conduzidas pela MIRA-SERRA até o Centro Turístico do município, onde uma série de atividades fora organizada pela ONG.

Após a saudação e descontarção inicial aos participantes, a MIRA-SERRA palestrou sobre os aspectos sócio-ambientais na microbacia do rio Padilha.

Finda a palestra, todos se dirigiram à cascata próxima , na entrada da cidade, visto que o tempo chuvoso não permitiu o acesso à cascata programada anteriormente.

Para a coleta da água a ONG convidou a Cacique e Xamã da etnia indígena Charrua, Maria Acuabe. O nome dela significa "coletora de todas as águas", pois trabalha com o elemento água. As preces foram proferidas no idioma Charrua, com a cacique descalça nas águas da cascata. A garrafa utilizada para a coleta foi adquirida pela MIRA-SERRA, toda de vidro com formato de 2 bolhas, identificada com o nome "Rio Padilha" sobre uma pena de Guira guira (anu branco) - pássaro considerado sagrado que simboliza a regulação do equilíbrio humano.

Retornando ao Centro Turístico, os presentes acompanharam o espetáculo conduzido pelo palhaço BEM, na área externa do prédio.

Depois foi a vez do relaxamento com música"new age", evocativa às águas, executada pelo grupo SOMA. A formação conta com Davi Camilo, do Centro Prana Yoga, vizinhos do ESPAÇO MIRA-SERRA DE ESTUDOS AMBIENTAIS. O show/meditração rendeu aplausos emocionados

No térreo, os participantes puderam visitar a exposição itinerante "FAUNA NO ASFALTO", onde complementaram informações citadas na palestra inicial. Animais taxidermizados, pôsteres e um painel com fotografias foram motivo de conversa entre os grupos de observadores.

O evento foi encerrado após cerca de cinco horas de muita energia!

Agradecimentos: COMITESINOS, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Francisco de Paula (secretário Eron S.F.França, Sr. Jorge A. Steinmetz e demais funcionários), biól. Kety Fuster da Prefeitura, Jornal Nova Época, Semente Sonora, etnia indígena Charrua Polidoro Ania Sepe e ao Sr. Irwin Werner Becker.