MIRA-SERRA NA SEMANA DA ÁGUA/2009

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



A MIRA-SERRA realizou o seu IV Colóquio "Os Caminhos das Águas", integrando o dia de abertura da Semana Estadual da Água (03/10),
no ESPAÇO MIRA-SERRA DE ESTUDOS AMBIENTAIS - em São Francisco de Paula.

A ONG apresentou um documentário de curta duração, abordando temas atuais relacionados com a água, com ênfase na região serrana.

Apesar das várias justificativas de ausência, não houve esmorecimento do objetivo: discutir e encaminhar ofício para a SEMA-RS, questionando barramentos em estudo à montante da bacia do rio dos Sinos. Demais problemas tratados no evento serão deliberados em outra ocasião.

A promoção da MIRA-SERRA contou com o apoio da
Reserva Particular Patrimônio Natural (RPPN) MIRA-SERRA,
Comitê Estadual Reserva da Biosfera da Mata Atlântica-RS,
Rede Mata Atlântica (elo-RS)
e
Secretaria Estadual do Meio
Ambiente/Projeto de Conservação da Mata Atlântica-RS.

Na mesma data e horário ocorreu a abertura oficial da Semana Estadual da Água em Caxias do Sul.

Momentos antes do início do IV colóquio, pode-se prestigiar a entrega de veículos para o DEFAP e suas Unidades de Conservação. O desfile de viaturas foi filmado pela ONG, da sacada do ESPAÇO MIRA-SERRA DE ESTUDOS AMBIENTAIS.


A MIRA-SERRA também apresentou trabalho científico na
VI Mostra de Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários, nos Altos do Mercado Público- Porto Alegre. A promoção foi do Comitê Lago Guaíba, IPH e Biociências com apoio da Abes-RS, Agabritas, Corsan, Dmae e Smarja.

Grupo de trabalho da MIRA-SERRA, em frente do poster. Veja mais sobre a pesquisa "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALDEIA INDÍGENA CHARRUA, PORTO ALEGRE -RS, BR" (BECKER, L.; MONGELOS, R.; BICCA, D.B.; RODRIGUES, G.S.; BRANCHI, I.H. & SANTOS, O.S. dos).


Trabalho ganhador do prêmio "cidadania das águas"


embora não tenha integrado a programação da Semana Estadual da Água , MIRA-SERRA também foi prestigiar a audiência pública com o objetivo de debater “A prestação do serviço de saneamento básico por parte da CORSAN, aos municípios do Estado do Rio Grande do Sul”. O debate aconteceu no dia 30/09 no auditório Dante Barone da assembléia Legislativa-RS.


XVI Semana Interamericana e IX Semana Estadual da Água
3 a 10 de outubro de 2009
Água, questão de sobrevivência. Faça a sua parte.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção Rio Grande do Sul – com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o apoio de instituições governamentais, não-governamentais e privadas, promove a XVI Semana Interamericana e IX Semana Estadual da Água, de 3 a 10 de outubro.

A exemplo das edições anteriores, também reverenciamos o Dia Interamericano da Água (DIAA), que neste ano é celebrado a 3 de outubro e tem como lema “Água, a sobrevivência está em nossas mãos!”.

O DIA foi instituído em 1992, pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS), Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) e Associação Caribenha de Águas e Águas Residuais (CWWA).

Nesta edição, a temática das Semanas no Rio Grande do Sul é “Água, questão de sobrevivência. Faça a sua parte”.

A sobrevivência da vida na Terra sempre esteve associada à água; não é diferente no agora, nem o será no futuro, por mais distante que seja pensado. Portanto, a sucessão de eventos extremos – como enchentes e estiagens prolongadas, que prejudicam tanto os produtores rurais quanto a população das áreas urbanas – requer respostas efetivas, baseadas em padrões responsáveis de consumo de água e de lançamento das águas servidas no ambiente.

A escassez de água e as inundações, cujas consequências são potencializadas pelo uso inadequado desse bem, desafiam a sociedade ao exercício da cidadania e à tomada de atitudes que revertam a situação. Não basta atuar solidariamente nos cenários de catástrofe, é importante também promover a mudança de hábitos do dia a dia que estão associados à utilização impulsiva dos bens ambientais, dentre eles, de modo especial, a água.

É preciso conservar as áreas dos cursos de água, pela proteção e reposição das matas ciliares e pela preservação das nascentes e dos banhados, imprescindíveis para a manutenção da umidade do solo, e também implementar a compensação por esse serviço ambiental. Água é questão de sobrevivência. Logo, é necessário que cada um faça a sua parte. Desta forma, todos se beneficiarão.

Informações:
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul – Abes-RS – Fone: 51. 3212 1375

CONSULTE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!