BIODIVERSIDADE NO SENADO FEDERAL


Aproveitando que a reunião do CONAMA, de março, concluiu seus trabalhos, com um dia de antecedência, a representante da MIRA-SERRA prestigiou evento no Senado Federal. Com composição bem diversificada, as mesas abordaram temas relacionados com a Biodiversidade e Mudanças Climáticas.

A Ministra Izabella Teixeira, do MMA, fez uma apresentação sobre a situação ambiental atual, mostrando que domina o assunto. Além dela, Antônio Cesar Bochenet (Presidente da Associação do Juizes federais /AJUFE), Senador Otto Alencar (Presidente da Comissão de Meio Ambiente), Antonio herman beijamin (Ministro do Supreno Tribunal de Justiça), Senador Jorge Viana e José antônio M. de Cravalho (Sub-Secretário Geral do Meio Ambiente do MRE) fizeram comentários de abertura.

Com a saída da Ministra por conta do vazamento de óleo no Rio de Janeiro, a mesa passou a contar com Secretários Estaduais do Meio Ambiente, para tratar dos principais biomas brasileiros: Hélio Gurgel Cavalcanti (Presidente da ABEMA). Eugênio Spengler (Bahia), Ana Luiza Avila Peterlini de Souza (Mato Grosso)e Kamila Botelho do Amaral (Amazonas). Cada componente discorreu sobre diagnósticos (a fauna foi baseada na recente lista nacional de espécies ameaçadas...), práticas adotadas e projetos para um desenvolvimento ambientalmente sustentável,

Nota: o bioma Pampa, ou foi esquecido, ou não é considerado "principal"!

Jonatham Hughes (Diretor-Presidente da scotish Wildlife), Mahammad Shahbaz (Pesquisador-chefe da Rede de Desenvolviemnto e Manejo de Água), Spencer Thomas (Embaixador para tratados e Convenções Ambientais de Granada) e marina von Weissemberg (Conselheira do Ministério do Meio Ambiente da Finlândia), participaram da mesa final, trazendo temas de preocupação global e etsratégias para enfrentamento de crise na biodiversidade.