MONITORAMENTO DA AVIFAUNA ATROPELADA NA RS 020 /RS- BR MONITORING OF BIRDS RUN OVER AT THE RS 020/ RS- BR

Lisiane Becker (1), Rogério Mongelos(1) e Luciana de S. Dall’Agnol (2)

(1) ONG Projeto MIRA-SERRA. miraserra@miraserra.org.br
(2) Acadêmica da Graduação de Biologia/PUC-RS.

A construção de rodovias em áreas de floresta nativa merece destaque entre as ações de cunho desenvolvimentista, embora o número de trabalhos no tema seja inferior à problemática ambiental gerada sobre a fauna. Há concentração de pesquisa nas vias da região norte e centro-oeste do Brasil e, no Rio Grande do Sul, estão restritas ao complexo lagunar e ao litoral norte. Neste cenário, desde maio de 2000, a avifauna atropelada na RS 020 é monitorada e comparada com o número de répteis e mamíferos em óbito. Para o registro dos animais é utilizada a numeração das paradas de ônibus entre Gravataí e São Francisco de Paula (89 km), em periodicidade variável e não inferior a uma semana. Nos anos de 2000 a 2005 (26 amostragens), o estudo contabilizou 9 exemplares silvestres (4,3%) e 1 doméstico (0,5%). No período de 2005 a 2006 (22 amostragens) foram registradas 6,3% aves silvestres e 0,5% domésticas. O percentual de aves silvestres atropeladas recrudesceu no intervalo entre 2006 e 2007 (17 amostragens) atingindo 10,1% do total de animais em óbito. Entre a fauna silvestre registrada, o percentual de aves atropeladas aumentou de acordo com o período amostral: 5%, 7,3% e 14,6%, respectivamente. Não houve diferença significativa para óbitos entre outono/inverno e primavera/verão. O ambiente variou do urbano ao rural, com trechos onde a vegetação nativa esteve a cerca de 4m da rodovia. Foram identificados: Coragyps atratus, Milvago sp, Guira guira, Athene cunicularia, Crotophaga ani, Conopophaga lineata, Turdus rufiventris e Vanellus chilensis. Nenhum deles foi observado próximo a manancial hídrico. A alta velocidade dos veículos automotivos (facilmente verificada pelos transeuntes e pelas homenagens póstumas demarcadas ao longo da rodovia) nas curvas em desnível da região serrana, pode explicar o elevado índice de aves atropeladas. Assim sendo, há urgência na implantação de placas de alerta aos motoristas - já autorizadas pelo DAER - informando sobre a presença da vida silvestre.

Palavras-chave: fauna silvestre, aves, atropelamento


Publicado nos Anais do XV Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2007