Entrevista na Rádio Clube Canela trata de UCs
e passeio eco-ciclístico

No dia 10 de março, a coordenadora-presidente da ONG MIRA-SERRA (Lisiane) e o agente administrativo da SEMA (Roque), lotado na APA Rota do Sol, foram os convidados do programa "Turismo & Negócios", da Rádio Clube Canela.

O tema enfocou as Unidades de Conservação (UCs) e o passeio eco-ciclístico na APA (Área de Proteção Ambiental) Rota do Sol.

Lisiane abordou o viés cênico, como atrativo ao turismo nas UCs da região nordeste do Rio Grande do Sul. Comentou sobre o problema das plantações de espécies exóticas, invasão biológica e o problema do "bloqueio visual" das paisagens.

Na sequência, citou os projetos em que a MIRA-SERRA vem se dedicando atualmente na região serrana: criação do primeiro mosaico de UCs do RS; supressão de Pinus sp  em trechos de domínio da RS 020; continuidade do trabalho com fauna atropelada na RS 020 (Gravataí-SãoFfrancisco de Paula); Refúgio da Vida Silvestre do Rio Pelotas; diagnóstico dos Conselhos Consultivos das UCs estaduais - em convênio com a TNC- com possibilidade de realização de um curso de capacitação.

Lembrou, ainda, que dois projetos foram concluídos: o reconhecimento do vale do rio Padilha (São Francisco de Paula) como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela UNESCO e o Plano de Manejo da RPPN MIRA-SERRA (arquivo pesado -15,851 KB), cuja portaria foi publicada em fevereiro noDiário Oficial da União.

Por fim, falou sobre os atuais cenários nas esferas governamentais: planos ambientais municipais divorciados dos planos de bacia hidrográficas; obstáculos à gestão ambiental local; alteração da Resolução CONSEMA 102; Termo de Ajustamento de Conduta para a silvicultura na serra; Nova Resolução CONAMA para a regulamentação do licenciamento de empreendimentos próximos de UCs; criação de Grupo de Trabalho para a regulamentação de várias categorias do Sistema Nacional (SNUC).

Por sua vez, Roque comentou sobre a campanha da SEMA "Tire Férias, Não Tire Vidas", relativo à fauna atropelada na Rodovia Rota do Sol. Comentou que esta campanha tem a parceria da MIRA-SERRA. Informou sobre pesquisas conduzidas no local, que apontaram o atropelamento de mais de 80 animais/dia. Lisiane, da MIRA-SERRA, disse que na pesquisa da ONG para a RS 020 (à jusante de Canela) a média é de 3mil animais atropelados/ano.

Roque, ainda comentou sobre os trabalhos importantes que estão sendo desenvolvidos, como a coleta de material biológico para o acrevo de coleção genética da fauna local, além das pesquisas acadêmicas da UERGS nas UCs de São Francisco de Paula.