PLANOS MUNICIPAIS DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA (PMMA)

 

PLANOS MUNICIPAIS DE MATA ATLÂNTICA -2105

MIRA-SERRA PARTICIPA DE MESA NA SEMANA DA MATA ATLÂNTICA, EM SÃO PAULO

Na tarde do dia 24, a MIRA-SERRA (Lisiane Becker) integrou mesa para apresentar sua experiência nos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da mata Atlântica. Também participaram do debate no tema, representantes da SOS Mata Atlântica (Sandra Steinmetz e Mário Mantovani), GAMBA (Milene Oberlaender) e Ministério das Cidades (Feranda Barbosa).

Entre diversos tópicos abordados, destacou-se o fato de quantidade de planos municipais obrigatórios frente ao PMMA opcional e sem o respectivo Fundo implementado.

Outro aspecto relevante mencionado foi a rotatividade tanto de gestores (eleições) quanto do quadro técnico - o que dificulta a implementação dos PMMAs.

A mobilização social foi considerada muito importante por alguns participantes.

Lisiane apresentou um diagnóstico da situação atual dos PMMAs após dois anos a conclusão do projeto selecionado pelo PDA/MMA. Falou sobre os desafios bem como sobre as ações que a MIRA-SERRA tem realizado nas políticas públicas, em relação ao plano de Mata Atlântica. Citou municípios com quem a ONG tem dialogado para a elaboração de PMMA e chamou a atenção para a articulação que deveria haver entre as ONGs que atuam num mesmo território, visando ao fortalecimento do planejamento no bioma.

A mediadora, Silmara Vieira, do Departamento de Articulação do SISNAMA/MMA cogitou a possibilidade de criar uma interlocução entre setores do governo, em prol dos PMMAs.

Na ocasião, foi ofertado á representante do Ministério das Cidades o DVD da MIRA-SERRA.

SORTEIO DO MANUAL PMMA NA FAMURS

No seminário sobre o Código Florestal e a Lei Complementar 140/2011, realizado na FAMURS nos dias 29 e 30 de abril/2014, a MIRA-SERRA sorteou um exemplar do Manual PMMA.

O ganhador foi o município de São Leopoldo.

Na ocasião, a coordenadora-presidente da ONG destacou que os municípios interessados podem receber gratuitamente os DVDs que contém tudo sobre os PMMAs concluidos pela MIRA-SERRA e sobre a RBMA, manifsetando seu interesse pelo endereço eletrônico da entidade.

MANUAL IMPRESSO E DVD, com os 4 PMMAs e documentário do projeto - entre outros materiais - estão disponíveis.

Prefeituras e ONGs inseridas no bioma podem solicitar exemplares pelo e-mail: miraserra@miraserra.org.br

(obs.: colocar endereço completo para envio pelo correio)

“Aprendizagens e Perspectivas para Políticas Públicas de Biodiversidade e Clima para a Mata Atlântica”

O evento técnico “Aprendizagens e Perspectivas para Políticas Públicas de Biodiversidade e Clima para a Mata Atlântica”foi realizado nas dependências do Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, nos dias 27 e28 de fevereiro.

Reunindo técnicos, ambientalistas e autoridades, o encontro foi embasado nos quatro eixos delineados pelo projeto PDA/MMA: planos municipais de Mata Atlântica, pagamentos por serviços Ambientais, Unidades de Conservação e regulamentação ambiental dos imóveis rurais.

Na manhã do dia 27, houve palestras de representantes de setores do Ministério do Meio Ambiente, com espaço para questionamentos.

A coordenadora-presidente da MIRASERRA, biól. Lisiane Becker, se manifestou em relação à inadequação dos mapas IBGE de biomas e o da aplicação da lei 11.428/2006 +Decreto 6660/2008 - que, pela contradição, impedem uma implementação efetiva de política pública para a Mata Atlântica. Esta consideração foi percebida, pela mesa, como um desafio. Ainda, questionou sobre o repasse de imagens de satélite para implantação do CAR nos estados, para uso em gestão ambiental dos municípios. A resposta dada remeteu ao delineamento de usos aos municípios que deve ser dada ao fornecedor das imagens.

O MMA apresentou algumas transparências que nos remetem à várias reflexões, como a quantidade de Unidades de Conservação versus a efetiva proteção dos biomas. Claramente, se percebe que o grande percentual das UCs está em regime de Uso Sustentável...

 Na sequência, grupos temáticos trabalharam para obtenção de recomendações, entre outros aspectos que deverão integrar uma publicação a ser lançada em maio, na Semana da Mata Atlântica.

MIRASERRA (1) apresentou sobre mobilização e capacitação, enquanto que MARAIBI -consultoria contratada pela ONG (3) relatou sobre o processo de elaboração do PMMA de Curitiba/PR. A MIRASERRA (2) também foi instada a apresentar um resumo sobre este mesmo tema no tocante aos municípios de Dona Emma/SC, Igrejinha/Rs e Jardim/MS.

1 2
                                                                                                                                             (fotos 1 e 2: Carolina Müller)

Caxias do Sul, que aprovou seu PMMA poucos meses depois  que o município de Igrejinha/RS, também fez um relato.

As recomendações e demais tópicos trabalhados foram alvo de atenção do representante do KfW, que definiu a atuação da sua entidade como "reativa".

Em intervalo do segundo dia, o Secretário de Biodiversidade e Florestas/MMA (Roberto Brandão Cavalcanti) nada trouxe de promissor à demanda da sociedade em prol da conservação da Mata atlântica. O desânimo foi geral...

---------------------------------

PMMA: ENCONTRO DE INTERCÂMBIO
E VALIDAÇÃO EM SÃO PAULO


mesa de abertura

Aconteceu na UNINOVE, nos dias 11 e 12 de dezembro, um encontro entre vários atores da elaboração de PMMAs nos diversos municípios (lideranças, ONGs, consultores) e
agentes de capilarização e multiplicação (Rede de ONGs da Mata Atlântica/RMA, Associações de municípios,
governos estaduais e federal).

Cerca de 60 municípios estão ema lguma fase de construção de seus planos, o que instou a plenária a clamar pela implementação do Fundo Nacional da Mata Atlântica.

A segunda mesa de trabalho reuniu os responsáveis pelos PMMAs no edital do PDA/MMA, chamada 09 (ISA, GAMBA e MIRASERRA) e a consultoria para a região sudeste (Ambiental Consulting). O tema abordado foi o processo de mobilização e capacitação nos PMMAs.

A MIRASERRA esteve representada pela coordenadora-presidente, Lisiane Becker, também responsável pelo projeto aprovado no PDA.

  

A sua apresentação utilizou o DVD produzido como resultado do projeto, que foi disponibilizado aos presentes. A partir do dia 26, será iniciada a distribuição da publicação impressa, cujo atraso se deu por conta do registro ISBN.

Na tarde, o evento abordou a execução dos PMMAS , tendo presente o Eng. Valtemir Golmeier que integrou a equipe da TECNICY AMBIENTAL, vencedora em edital da MIRASERRA para o PMMA de Igrejinha. Representantes de municípios da região nordeste, ISA e Ambiental Consulting participaram desta mesa.
Lisiane foi chamada para fazer uma síntese comparativa dos 4 PMMAs elaborados pelo projeto da MIRASERRA
(Dona Emma/SC, Curitiba/PR, Jardim/MS e Igrejinha/RS)

Valtemir, que também representa a ANAMMA, a biól. Gilda Goulart (FAMURS), a FUJAMA/SC e a ABEMA, foram indicados pela MIRASERRA como agentes de divulgação e capilarização na região sul a serm convidados para o evento.

O público fez diversas perguntas e manifestações após a explanação de cada tema das mesas.

A manhã do dia 12 iniciou com a apresentação da consultora Sonia Helena Camargo Cordeiro, tendo como objetivo a validação do Roteiro metodológica para Elaboração e Implementação dos PMMAs. Este Roteiro foi elaborado ao longo da execução dos trabalhos, com as ONGs selecionadas no edital PDA/MMA.

Finalizando o evento, foi formada uma roda para que os participantes se pronunciassem sobre ações de continuidade. Neste ponto, a representante da FAMURS, manifestou o interesse em realizar capacitação para os municípios interessados do Rio Gande do Sul aproveitando a experiência da MIRASERRA.

--------------------------------------

MIRASERRA APRESENTA RESULTADOS E
LANÇA MATERIAL SOBRE PMMAs

A reunião do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi o ambiente ideal para que a MIRASERRA apresentasse os resultados do projeto "Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica
(RS, SC, Pr e MS)":o CERBMA-RS foi um dos parceiros da MIRASERRA no projeto, através da sua presidente - Maria Isabel S. Chiappetti.

A apresentação incluiu a projeção do documentário foto-filmográfico de todo o trabalho desenvolvido durante 19 meses. Foi divulgado, também o conte[udo do DVD, que contém oa versão digital do Manual de Capacitação,  os quatrosPlanos Municipais de Mata Atlântica (Igrejinha/RS; Dona Emma/SC; Curitiba/PR e Jardim/MS) e o documentário. Também foi acrescentado o material relativo ao Pacto da Mata Atlântica e à Fase VI - RBMA.

Durante a exposição, exemplares impressos do Manual e dos PMMAs circularam entre os presentes.

Além dos conselheiros do CERBMA, compareceram o diretor do DEFAP (Roberto Ferron), o representante da ANAMMA (Valtemir Goldmeier), a representante do Sindicato dos Biólogos (Dra. Vera Pitoni), a vereadora eleita para Porto Alegre (Loudes Sprenger), a equipe da Tecnicy Ambiental, técnicos da SEMA, bem como as coordenadoras executiva e administrativo-financeira no projeto (Jorn. gelcira Teles e Caroline Borges).

Após a apresentação houve uma confraternização.

MIRASERRA CONVIDA:
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO

PMMA DE IGREJINHA É APROVADO!

Nem o temporal e nem o problema no projetor multimídia impediram a aprovação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Igrejinha (RS).

Na tarde do dia 17 de setembro, véspera do feriado gaúcho, o Conselho de Meio Ambiente adequou as metas, ações e os prazos por orientação da MIRASERRA e da Equipe Multidisciplinar (EMD), organizada para este projeto.

A Tecnicy foi  a consultoria responsável pelo trabalho desenvolvido em Igrejinha.


Com este resultado, a MIRASERRA conclui os quatro PMMAs previstos (RS, SC, PR e MS) no trabalho selecionado em edital do PDA/MMA.

Aguardar-se as versões finais dos respectivos PMMAs para integrarem o DVD que, ainda, conterá o Manual e um documentário foto-filmográfico - ambos elaborados pela MIRASERRA. Os DVDs deverão ser disponibilizados até meados de outubro.

 

-----------------------------------------

PLANOS DE MATA ATLÂNTICA: REUNIÃO EM BRASÍLIA


Com a proximidade do encerramento do projeto dos Planos Municipais de Mata Atlântica, ONGs selecionadas no edital PDA/MMA, consultores, MMA e GIZ se reuniram em brasília, no dia 06 de setembro.

A pauta incluiu uma avaliação da execução dos projetos em relação ao roteiro metodológico construido paralelamente à execução dos trabalhos das ONGs.

Também foram abordados temas como a implementação do
Fundo Nacional da Mata Atlântica.


Representantes das ONGs selecionadas no edital PDA/MMA (Renato/ GAMBA,
Ivy/ ISA  e Lisiane/ MIRASERRA) com o fôlder comemorativo aos 20 anos da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA)

_________________   _________________

JARDIM (MS) TAMBÉM APROVA O SEU
PLANO DE MATA ATLÂNTICA

Jardim integra uma região belissíma. No entanto, poucos sabem que ali existe Mata Atlântica!

Com a presença do prefeito municipal e da ONG IASB (parceira local da MIRASERRA), o Conselho Municipal de Jardim aprovou seu Plano de Mata Atlântica no dia 04/09/12.

O PMMA foi elaborado com a Fundação Neotrópica do Brasil, consultoria selecionada pela MIRASERRA.



Membros da Fundação Neotrópica do Brasil e


da MIRASERRA, abordaram as várias etapas do PMMA até a sua aprovação final.

No intervalo da reunião, os presentes foram saudados com um desjejum saboroso...

Como recomendado pela MIRASERRA, a Fundação Neotrópica do Brasil e o Conselho de Meio Ambiente, tiveram que trabalhar os prazos para cumprimento das ações bem como da revisão do PPMMA. Esta tarefa fez com que algumas ações planejadas fossem alteradas durante a reunião.

No final, todos aprovaram o PMMA de modo entusiasmo!

___________________       ___________________

DEPOIS DE DONA EMMA (SC),
CURITIBA(PR) APROVA SEU PLANO DE MATA ATLÂNTICA!

Na reunião do Conselho de Meio Ambiente, ocorrida na manhã do 31 de agosto, nas dependências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Curitiba aprovou o seu PMMA.

Este é o segundo PMMA aprovado dentro do trabalho da MIRA-SERRA.

A consultoria MARAIBI e a ONG parceira local, MATER NATURA, foram essenciais na obtençãos deste resultado para o Paraná.

Entre os presentes, Valtemir Golmeier esteve representando a idiplinariscANAMMA (entidade que congrega os ógãos municipais do meio ambiente do país) e que integra a Equipe Multidisciplinar que a MIRASERRA organizou para este projeto.

Faltam mais dois PMMAs, pela MIRA-SERRA: Jardim (MS) a ser avaliado no dia 04/09 e Igrejinha (data a definir).

Atenção: ao final do projeto, todos os 4 PMMAs, elaborados no trabalho da MIRASERRA, serão disponibilizados junto com um documentário foto-filmográfico e o Manual para Elaboração e Implementação de PMMAs!


O Conselho de Meio Ambiente de Curitiba


Carolina (MARAIBI) apresenta PMMA e Lisiane (MIRA-SERRA) explica o projeto num contexto nacional

_______________    _______________

CONVITE (1)

A ONG MIRA-SERRA e a Consultoria MARAIBI, bem como parceiros locais,
tem a honra de convidar Vossa
Senhoria para a cerimônia de apresentação do

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do
Município de Curitiba (PR)


ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O evento será realizado às 09 horas do dia 31 de agosto de 2012, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba (Avenida Manoel Ribas, 2727 - Mercês)


Solicita-se a confirmação de presença pelo endereço eletrônico
miraserra@miraserra.org.br

-----------------------------------------------------------------

CONVITE (2)

A ONG MIRA-SERRA e a Consultoria FUNDAÇÃO NEOTRÓPICA DO BRASIL, bem como parceiros locais,
tem a honra de convidar Vossa
Senhoria para a cerimônia de apresentação do

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do
Município de Jardim (MS)


ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O evento será realizado às 08 h 30 min do dia 04 de setembro de 2012, no Auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Jardim - Mato Grosso do Sul.


Solicita-se a confirmação de presença pelo endereço eletrônico
miraserra@miraserra.org.br

 

PRIMEIRO PMMA FOI APROVADO EM SANTA CATARINA!

próximas datas confirmadas para avaliação dos PMMAs em conselhos de meio ambiente:


31 /08 - Curitiba (PR)
04 /09 - Jardim (MS)
17 /09 - Igrejinha (RS)


oficina realizada em Jardim (MS), com a consultoria da Fundação Neotrópica do Brasil

OFICINA EM SÃO PAULO CONSOLIDA NOVA FASE DOS PMMAs


Lisiane/MIRASERRA apresenta o Manual de Capacitação e a página na internet

O primeiro dia (17/04) enfatizou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas 3 ONGs: MIRASERRA (regiões sul e centro-oeste),ISA (sudeste) e GAMBÁ (nordeste). Além destas, outros municípios que já concluiram seus planos, caso de João Pessoa (PA) e Maringá (PR) também mostraram os primeiros resultados.

Cada município, abrangido pelos projetos das ONGs teve apresentação dos responsáveis pela condução dos trabalhos locais. Na mesa da MIRASERRA, as etapas de cada plano nos 4 municípios foram apresentados pelas respectivas consultorias selecionadas em edital público.

 
Márcia/Fundação Neotrópica (MS )                                               Carolina/Maraibi (PR)

As apresentações iniciaram com Jardim (MS) e Curitiba(PR), e após a falta de energia elétrica, Dona Emma(SC), Igrejinha (RS) e Maringá(PR) apresentaram seus relatos na área externa do auditório, sendo vencidos pela noite...

 
Fabiana/Bio Teia (SC)                                  Valtemir/Tecnicy (RS)


Dra. Ana /Secretaria do Meio Ambiente do muncípio de Maringá

No dia seguinte, 3 mesas de palestrantes deram o tom aos grupos de trabalho da tarde. A MIRASERRA esteve na mesa que abordou o dia-a-dia dos PMMAs nos municípios e sua interface com os demais instrumentos de gestão.


Mesa 3: coordenada pelo consultor e composta por Ana (PR), Vivian (PA),
Lisiane (RS) e Mauro (ANAMMA).


Grupo de trabalho 3 integrado pelos palestrantes da respectiva mesa e participantes da oficina

A oficina contou, também, com apresentações de Marcos Rosa/Arcplan e da consultora Sonia Helena, bem como inserções do consultor Armin/ GIZ.

Além disto, o evento deliberou pela aprovação de carta para a efetivação do Fundo Nacional da Mata Atlântica.

Na sequência desta oficina, outros eventos já estão programados para abordar os PMMAs (em breve estarão disponibilizados nesta página).

--------------------------------------------

VEJA E DIVULGUE O SEGUNDO FOLDER DO PMMA/MIRASERRA

--------------------------------------------

Oficina "Planos Municipais de Conservação e
Recuperação da Mata Atlântica", em São Paulo

Nos dias 17 e 18 de abril, em São Paulo – SP, no auditório do Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, à rua do Horto, 931, Horto Florestal, vai acontecer a oficina: Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, com apresentação de experiências e projetos.

A oficina tem como objetivos a apresentação e análise de experiências práticas na elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica; equalização de conhecimento sobre o processo de planejamento e correspondente roteiro metodológico proposto para a condução dos trabalhos de elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica; análise das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento das atividades e das formas de sua superação para a continuidade dos trabalhos; aprimoramento do método de trabalho, técnicas e procedimentos adotados para a elaboração desses Planos, com vistas à preparação da versão final do roteiro metodológico para a elaboração dos PMMAs.

O público-alvo do evento é formado por representantes das organizações contratadas para coordenar os Projetos de Planos Municipais da Mata Atlântica nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste; representantes dos Planos Municipais Demonstrativos apoiados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste; responsáveis pela elaboração dos Planos de João Pessoa, Maringá, Piedade e Santos bem como de outros municípios interessados; assessoria técnica envolvida com Planos Municipais da Mata Atlântica.

Para mais informações:

Armin Deitenbach - Assessor Técnico do Projeto de Proteção da Mata Atlântica II

(61) 2028 2149 / 8210 0018 / Armin.Deitenbach@gfa-group.de

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA: MIRASERRA coordena mesa na tarde do dia 17!


RPPN Mira-Serra, em São Francisco de Paula, RS: elementos da flora característicos de 3 ecosssitemas associados ao bioma Mata atlântica

------------------------------------------------------------------

MIRASERRA CONTRATA PESSOA JURÍDICA PARA PROJETO: coordenação administrativa-financeira

NOVO ENCONTRO ABORDA OS PLANOS MUNICIPAIS DE MATA ATLÂNTICA


O encontro foi realizado no dia 24 de fevereiro de 2012, no escritório da MIRA-SERRA em Porto Alegre, com a finalidade de "Intercâmbio e nivelamento entre as empresas de consultoria que vão apoiar os quatro planos demonstrativos das Regiões Sul e Centro-Oeste".

As consultorias foram contratadas neste mesmo mês, após edital públicpo, para auxiliar os municípios de Jardim/MS, Curitiba/PR, Dona Emma/Sc e de Igrejinha/RS. Os respectivos Planos de Trabalho já foram entregues para a MIRA-SERRA e Equipe Multidisciplinar do projeto, de modo a avaliarem e o adequarem ao Manual de Capacitação.**

Neste cenário, uma nova reunião foi necessária para abordar a seguinte pauta:

O Projeto Mata Atlântica II
(GFA/GIZ/MMA -Armin Deitenbach)

A Coordenação do Projeto na Região Sul
(MIRA-SERRA -Lisiane Becker)

Apresentação e Plano de Trabalho Igrejinha - RS
(Tecnicy Ambiental Ltda - Valtemir Bruno Goldmeier)

Apresentação e Plano de Trabalho Dona Emma - SC
(Bio Teia Estudos Ambientais Ltda. - Fabiana Dallacorte)

Apresentação e Plano de Trabalho Curitiba - PR
(Maraibi Consultoria Ambiental Ltda.- Carolina Regina Cury Müller)

Apresentação e Plano de Trabalho Jardim - MS
(Fundação Neotrópica do Brasil - Gláucia Helena Fernandes Seixas)

Roteiro Metodológico para a elaboração do PMMA
(Consultoria Camargo & Cordeiro - Sônia Helena)

Procedimentos sugeridos Consultoria
(Camargo & Cordeiro - Sônia Helena)

Debates, esclarecimentos finais e encerramento



O trabalho apresentado pela Sonia Helena, baseado na análise de vários tipos de planos, será disponibilizado na página da MIRASERRA com após a inserção de alterações propostas neste encontro.

**Com o resultado desta reunião, o Manual de Capacitação da MIRA-SERRA ganhará um novo anexo, relativo à "visão de futuro" nos PMMA.

O desenvolvimento do projeto "Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlãntica (RS, SC, PR e MS)" podem ser conferidos na sequência.


_________________________________

ORIENTAÇÕES INICIAIS À ELABORAÇÃO DOS PMMA

Abaixo segue material de apoio para as consultorias vencedoras do edital, aos municípios selecionados e seus conselhos de meio ambiente, assim como para as entidades parceiras neste projeto:

Manual de capacitação / MIRASERRA

Plano de João Pessoa - Paraíba

Plano de Maringá - Curitiba

Agenda prevista para o projeto

À PEDIDO: apresentação "BASE CARTOGRÁFICA", do curso da capacitação para planos de Mata Atlântica (RS, Sc, PR e MS)

Para compreensão do contexto do projeto, leiam:
INFORMES DO PROJETO PDA:
"PLANOS MUNICIPAIS DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

________________________________

RESULTADO DA SELEÇÃO DE CONSULTORIAS PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE MATA ATLÂNTICA (RS, SC, PR e MS) E PARA COORDENAÇÃO-EXECUTIVA DO PROJETO

Após enviar mais de mi mensagens e releases (mídia/comunicaçaõ, CRBios, listas de discussão eletrônica, etc. ) e cartas-convite, foram selecionadas para os município de:

Igrejinha/RS - Tecnicy

Dona Emma/SC - Bio Teia

Curitiba/PR - Mairabi

Jardim /MS - Fundação Neotrópica

e para a coordenação-executiva:

Heron D.S.Aguiar - On Mídia/ jorn. Gelcira Teles

_________________________________

MIRASERRA SELECIONA CONSULTORIAS PARA PLANOS MUNICPAIS DE MATA ATLÂNTICA para:

- Jardim / Mato Grosso do Sul

-Dona Emma / Santa Catarina

- Igrejinha / Rio Grande do Sul

- Curitiba / Paraná

Anexos:

MANUAL DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE MATA ATLÂNTICA (versão 2011) no topo da página a versão final/2012

ROTEIRO METODOLÓGICO

Prazo para envio de propostas: 27 de dezembro

Selecão: 28 de dezembro

Contratação: imediata

MIRASERRA SELECIONA CONSULTORIA PARA COORDENAÇÃO-EXECUTIVA
Prazo para envio de propostas: 27 de dezembro

______________________________________

CURSO CAPACITA CERCA DE 20 MUNICÍPIOS DO SUL DO PAÍS: saiba quais os municípios que terão custeados seus planos de Mata Atlântica!


______________________________________________

INFORMES DO PROJETO PDA/2011:
"PLANOS MUNICIPAIS DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA